quinta-feira, 1 de abril de 2010

_ A palavra cosmopolita de Osvaldo Pastorelli _


A casa, pipa, grade e lanças.
Subo a pequena escada quase correndo, atrasado abro o portão e vejo o ônibus parado no ponto, mas acabo perdendo-o, tudo por causa da grade que foi preciso colocar na frente da casa. Fazia-se necessário, pois por duas vezes foi pego, uma vez um mendigo e da outra vez um rapaz meio drogado, dormindo na laje. Sem contar as outras vezes que foi preciso escorraçar um homem que entrou e já estava quase no quintal sem que ninguém percebesse, e além é claro, dos meninos que por uma pipa fazem de tudo, até perder a vida. A casa precisa é de uma boa reforma, colocar no chão e levantar tudo de novo. Lembro que tinha um jardim na frente e por culpa do progresso, precisaram alargar a avenida que já não suportava o transito, perdeu o jardim e foi soterrada, isto é, o seu teto ficou na altura da calçada, isso aconteceu com todas as casas do lado esquerdo da rua, pois esse lado foi o que mais sofreu com o alargamento. E agora essa grade que a deixou com aparência de prisão. Olho para cima. As lanças não foram colocadas. Lembrei do por que. E ri e no mesmo instante fui transportado para a sala de espera do pronto socorro do hospital. Ao meu lado estava um menino dos seus doze ou dez anos acompanhando sua mãe que viera tomar uma injeção por causa das dores no braço. Ele não parava de falar, serelepe, folheava um álbum de figurinhas de um desses desenhos japoneses que invadiram a televisão. E devido à espera para sermos atendidos, lógico, no entremeio da sua conversa com a mãe ele me contou o acidente com o seu amigo. Para pegar uma pipa o garoto, amigo dele, ao transpor uma grade ficou preso pela lança que furou sua coxa. O pobre do menino ficou pendurado até virem os bombeiros que tiveram que cortar a lança da grade sem tirarem o garoto que berrava de dor. O pior, falou a mãe, é que foi preciso segurar o endiabrado do menino para que ele não escorregasse e a lança acabasse perfurando sua coxa. Foi levado para o hospital com o pedaço da lança fincado em sua perna. O garoto contava isso como se fosse uma proeza, como se aquilo fosse à maior e melhor aventura que tivesse acontecido. Eu disse para ele, você ri porque não foi com você. Claro, respondeu ele, não sou tão burro como o meu amigo, eu não fui atrás dele como os outros, que ao verem ele enroscado na lança saíram correndo. Esse nunca mais vai correr atrás de pipa, eu falei. O senhor que pensa, respondeu a mãe, assim que se curar estará de novo correndo como louco, isso é o que eles são. Por isso que não colocaram lança, pensei ao dar sinal para o ônibus que vinha chegando.

---------------------------------------------


Amanhã será outro dia


O pensamento vai e volta
Ao ponto de partida
Talvez uma saída deseja
Não mais estar na peleja
Desta vida dura e torta

É um ir e vir constante
Sem que resolva a solução
Ou mesmo por um fim decente
A essa doida situação

Ao segurar tua mão
Na tua pele sinto
A minha pele fria
Nesse contato pressinto
A excitação que prenuncia

Mas você sua mão
Da minha retira
Sem conter a ira
Minha alma cai ao chão

E partido ela fica
No brilho do sol refletindo
Como estátua que se solidifica
Ao olhar da Medusa sorrindo

Remoendo a dor da distância
Vejo tua figura desaparecendo
Na poeira do tempo me corroendo
Ao findar do longo dia

Ao copo de cerveja a minha frente
Eu digo: não tem nada não
Eu tenho o meu violão
Amanhã será outro dia quente


-------------------------------
O CICLO


Amanhã é um novo dia.

Um novo dia de novas promessas
de renovar as velhas promessas
de alvorecer
de renascer de um novo eu

Um novo dia de essência
de verdades que com novos olhos
sentirei os verdadeiros sentimentos
da minha velha alma imortal

Um novo dia de sol mais belo
onde o canto dos pássaros
deixará a beleza mais pura
o vento morno mais cálido
e então verei a felicidade

Um novo dia que partilharei
o meu segredo contigo
o segredo de poucos dias
o segredo de muitos séculos
o segredo de poucos momentos

Um novo dia onde seremos uno
somente uno
e nessa estrada de júbilo
juntos venceremos os obstáculos
e então veremos a felicidade

Um novo dia é amanhã
dia de novos sonhos
dia de novas promessas

Hoje renovo as promessas de ontem
amanhã renovarei as promessas de hoje

Assim farei o ciclo interminável da minha vida
--------------------------------

que o olhar sonolento
das manhãs percorra
teu corpo descobrindo
tua beleza ao mundo
dos meus desejos
oferecendo-te
a beleza da vida

pastorelli

---------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário